Realização

O Capítulo Brasil BR-CHI convida estudantes e jovens pesquisadores de instituições educacionais e organizações brasileiras  a participar do 1º Workshop BR-CHI de Pesquisa e Colaboração patrocinado pela ACM SIGCHI. Este workshop ocorrerá presencialmente no dia 21 de maio de 2023 (domingo) no Rio de Janeiro – Brasil, na véspera e no mesmo local do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2023). 

O principal objetivo deste workshop é: 

  • fomentar as discussões científicas, 
  • ampliar e fortalecer parcerias entre pesquisadores e tornar conhecidas as pesquisas em IHC e Sistemas Colaborativos no Brasil,
  • apontar caminhos futuros de interações científicas e potenciais áreas em ascensão na comunidade brasileira. 

Os participantes terão excelentes oportunidades de interagir com os principais pesquisadores da área e aprender sobre suas carreiras, como publicar em veículos reconhecidos nacional e internacionalmente, além de ouvir sobre tópicos de pesquisa importantes e necessários para qualidade e desenvolvimento de um bom trabalho científico.  

As vagas para o workshop são limitadas sendo, portanto, disponíveis aos estudantes e recém pesquisadores (até 6 anos de formados) que atuam no Brasil ou no exterior Os participantes do workshop serão selecionados baseados em diferentes critérios, para garantir adequação ao workshop e à diversidade de participantes e tópicos. Encorajamos que todos os interessados se inscrevam!

Elegibilidade

Os candidatos devem:

  1. ser alunos de mestrado ou doutorado de instituições de ensino superior; ou doutores que receberam seu diploma em ou após 2018;
  2. trabalhar com tópicos relacionados ao IHC e CSCW.

Como se inscrever?

Para se inscrever serão necessários:

    1. Uma breve carta de apresentação, destacando seus interesses de pesquisa, motivações  para participar do Workshop, e sua relação com as áreas de IHC e/ou CSCW (2 páginas no máximo). A carta de apresentação deverá ser entregue no ato da inscrição no workshop, via GoogleForms.
    2. Um vídeo curto para se apresentar e introduzir sua pesquisa (3 minutos, link para Youtube) – seu vídeo (ou parte dele) pode ser usado durante o workshop  e disponibilizado nos canais BR-CHI e CESC. O vídeo deverá ser entregue no ato da inscrição no workshop, via GoogleForms.
    3. Um artigo resumido no formato SBC sobre a sua pesquisa atual. Este artigo deverá ter até 4 páginas. O artigo deve integrar os seguintes aspectos: 
      • Qual a área chave, domínio e foco do problema que a pesquisa está inserida?
      • Como sua pesquisa atual pode possibilitar uma agenda de colaboração entre as áreas de IHC e CSCW no Brasil e no mundo. 
      • Os artigos serão publicados nos anais do SBSC 2023 na SBC OpenLib.
      • Este artigo deverá ser entregue no dia do Workshop no Rio de Janeiro.

 

As submissões devem ser realizadas eletronicamente via GoogleForms: 

Organizadores

Caroline Santos, UFVJM

Juliana França, UFRJ

Letícia Machado, UFVJM

Contato

br-chi

Capítulo Brasileiro da ACM SIGCHI (Association for Computing Machinery – Special Interest Group of Computer Human Interaction).

Email: sigchi.brazil@gmail.com 

Site: sites.google.com/view/br-chi 

Instagram: @brchi7

Apoio

WhatsApp Image 2023-04-04 at 05.49.58
WhatsApp Image 2023-04-20 at 18.59.39

Datas importantes

Prazo de submissão: 08/maio/2023, era 02/maio/2023

Notificação: 12/maio/2023

Workshop: 21/maio/2023 (manhã e tarde)