Realização

Chamada de trabalhos

O Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas Colaborativos (CTDSC) é uma iniciativa da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos (CESC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que tem como objetivo selecionar e premiar até as três melhores teses de doutorado e as três melhores dissertações de mestrado da área de Sistemas Colaborativos concluídos (i.e., defendidos e aprovados) no ano de 2022.

Tópicos de Interesse

  • Investigações empíricas: Achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais. 
  • Práticas sociais e colaborativas: Caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais.
  • Investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas, para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.
  • Mineração e Modelagem: Estudos, análises, algoritmos e infraestruturas para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.
  • Teorias e modelos: Análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos, etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos. 
  • Metodologias e Ferramentas: Novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização. 
  • Projeto de Sistemas: Hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais. 
  • Computação social e de multidão (crowd computing): Estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação. 
  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: Incluindo sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, aprendizagem, colaboração global e outros domínios. 
  • Sistemas Colaborativos e computação social para populações carentes: Estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para as comunidades de usuários idosos, deficientes, de baixa renda e usuários de comunidades carentes. 
  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Computação móvel e ubíqua, motores de jogos, mundos virtuais, tecnologias multi-toque, novas tecnologias de exibição, reconhecimento de gestos e visão, big datadata analytics, MOOCs, mercados de trabalho de multidão, sistemas de redes sociais e sistemas de detecção. 
  • Ética e implicações. Análise das implicações dos sistemas sócio-tecnológicos e dos algoritmos que os moldam.

Processo de Avaliação

A avaliação será conduzida em três fases, conforme segue:

Fase 1

Para essa fase, os autores devem submeter o seu trabalho completo original (tese de doutorado ou dissertação de mestrado) acompanhado de um artigo resumo de seu trabalho cujo conteúdo não precisa ser original. Nesta fase, os artigos resumo passarão por um processo de avaliação e seleção dos melhores trabalhos em cada categoria. O trabalho completo não será avaliado na Fase 1, mas apenas o artigo resumo. Cada artigo resumo será avaliado por pelo menos três especialistas. Os resultados da avaliação dos artigos resumo selecionados serão divulgados aos autores.

Fase 2

Os trabalhos selecionados resultantes da Fase 1 passarão por uma segunda avaliação com base no texto completo, o que será feito por pelo menos três especialistas. Os resultados da avaliação da Fase 2 não serão divulgados aos autores, mas armazenados para compor as notas finais em conjunto com os resultados da Fase 3.

Fase 3

A Fase 3 ocorrerá durante o evento, quando o autor deverá fazer uma apresentação oral do trabalho, em um tempo estipulado pela organização do evento, para uma banca, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor.

Ao final dessa fase, a comissão organizadora do CTDSC coordenará internamente a consolidação das três fases e eventual discussão, envolvendo os integrantes do Comitê de Programa e os membros das Bancas de Avaliação das Fases 2 e 3, para determinar os trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será realizado na sessão de premiação prevista na programação do simpósio.

A comissão se reserva ao direito de indicar para premiação apenas os trabalhos que considerar adequados, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Certificados de Premiação

Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa”, nos quais constará apenas a categoria.

Formato de Submissão

Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos enviados no sistema JEMS, todos em formato PDF:

  1. Texto completo (tese de doutorado ou dissertação de mestrado em seu formato original, em português ou inglês.
  2. Diploma, declaração (carta) de conclusão do curso, ou ata de defesa do trabalho, constando: nome do candidato e nome do orientador; instituição e curso; título do trabalho; data de defesa e resultado (aprovação).
  3. Artigo resumo do trabalho, no formato SBC, em português ou inglês, com no mínimo 10 e no máximo 14 páginas no template da SBC para publicação de artigos, disponível em: Modelo para publicação de artigos da SBC. Incluir: visão geral do tema, definição dos objetivos e relevância da pesquisa; estado da arte/prática (trabalhos relacionados); métodos científicos empregados (opcional para trabalho de conclusão de curso de graduação); descrição e discussão dos resultados obtidos; e a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.
  4. Os artigos resumo serão publicados nos anais do SBSC 2023 na SBC OpenLib.

Coordenação

Flavia Maria Santoro, Instituto de Tecnologia e Liderança

Datas importantes

Submissão de trabalhos: 26/03/2023, era 15/03/2023

Fase 1 – Avaliação dos artigos resumo: 01/04/2023

Fase 2 – Avaliação dos trabalhos completos: 15/05/2023

Fase 3 – Avaliação das apresentações orais dos trabalhos: 23/05/2023 no SBSC 2023

Sessão de premiação: 24/05/2023 no SBSC 2023