Realização

O SBSC 2023 acontece após 3 anos do início da pandemia de COVID-19. A necessidade de manter relações sociais pessoais e profissionais desde 2020 coloca em evidência e em intenso uso os sistemas colaborativos: primeiramente, em resposta ao isolamento, em seguida, com maior segurança, atendendo às novas demandas de soluções híbridas à medida que a pandemia vai sendo mais controlada. Adicionalmente, o aprendizado prático que milhões de pessoas adquiriram sobre estes sistemas e as  tecnologias mais recentes que vêm se estabelecendo, como Internet das Coisas e Metaverso, também têm o potencial de promover ideias inovadoras na área de Colaboração. 

Neste contexto, estudos teóricos e empíricos sobre tecnologias colaborativas e seus impactos na sociedade tornam-se ainda mais importantes. O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas. Alguns exemplos dessas tecnologias incluem  ferramentas de comunicação, como videoconferência, ferramentas de redes sociais e blogs, ambientes de aprendizado online e colaborativo, ambientes de desenvolvimento distribuído de software, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, ferramentas de inteligência coletiva e sistemas de gestão de conhecimento. 

Em 2023, o XVIII SBSC voltará a acontecer de forma presencial. A organização do SBSC está planejando o evento com muito carinho visando um retorno com muita interação e colaboração face a face.

Tópicos de Pesquisa

Neste contexto, convidamos os pesquisadores a submeter artigos ao SBSC 2023 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva): 

  • Investigações empíricas: achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais. 
  • Práticas sociais e colaborativas: caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais.
  • Ultrapassando Barreiras: estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.
  • Mineração e Modelagem: estudos, análises, algoritmos e infraestrutura para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.
  • Teorias e modelos: análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos. 
  • Metodologias e Ferramentas: novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização. 
  • Projeto de Sistemas: hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais. 
  • Computação social e de multidão (crowd computing): estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação. 
  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: inclui-se aqui sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, colaboração global, economia criativa e outros domínios. 
  • Sistemas Colaborativos e computação social para grupos que demandam atenção especial e minorias: estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para comunidades de usuários idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, de baixa renda e/ou que sofram discriminação, como étnica, de gênero e religiosa, entre outros;
  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Internet das Coisas; Metaverso, tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, interfaces conversacionais, entre outros. 
  • Ética, privacidade, segurança e implicações. Análise das implicações dos sistemas sócio-tecnológicos e dos algoritmos que os moldam.

Artigos de Pesquisa

O objetivo desta trilha é discutir os resultados alcançados por pesquisas finalizadas ou com resultados preliminares que apresentem contribuições significativas para o estado da arte em Sistemas Colaborativos. Através dessa discussão espera-se contribuir para a divulgação da pesquisa visando o fortalecimento da área de Sistemas Colaborativos no Brasil e fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir dos resultados relatados. Além disso, os melhores trabalhos da trilha serão indicados para publicação de sua versão estendida na JIS – Journal on Interactive Systems (Qualis B1).

Nesta trilha são esperadas submissões de artigos com no máximo 12 páginas (excluindo as referências). Não há limite mínimo de páginas, devendo o tamanho do artigo ser dimensionado conforme seu estágio de desenvolvimento e potencial de sua contribuição. Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema investigado, bem como objetivos, solução proposta, metodologia, fundamentação teórica e trabalhos relacionados, avaliação dos resultados e conclusões.

Desenho de pesquisa

O objetivo desta trilha é avaliar/discutir o planejamento ANTES da realização do estudo, reforçando e contribuindo para a robustez da pesquisa a ser realizada. Não são esperados resultados, mas planos de pesquisa, formas de execução e métodos a serem adotados, entre outros.

São esperados artigos com até 4 páginas (excluindo as referências), que apresentem um projeto de pesquisa com ideias, teorias, modelos e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Sistemas Colaborativos. Os artigos serão avaliados segundo critérios como relevância, originalidade e qualidade da apresentação. Espera-se que nestes artigos estejam claros o problema de pesquisa investigado, a solução proposta, a forma de avaliação e sua contextualização diante do estado da arte em Sistemas Colaborativos.

Artigos de Reflexão ou de Ideias Inovadoras

O objetivo desta trilha é apresentar uma reflexão pertinente a um problema ou a uma abordagem entrelaçada com a área de Sistemas Colaborativos, utilizando a lógica e argumentação para indicar questões relevantes que afetem a sociedade ou o planeta e forneçam sugestões para investigações futuras.

Esta trilha também possibilita a discussão sobre temas e soluções inovadoras voltadas para o futuro dos Sistemas Colaborativos, podendo apontar, inclusive, grandes desafios a serem investigados nesta área nos próximos 20 anos. Com isso, busca-se dar visibilidade a pesquisas potencialmente inovadoras e desafiadoras. Artigos submetidos para esta trilha deverão ter até 8 páginas, excluindo as referências.

Formato de submissão

Para todas as trilhas, os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC em formato PDF, e a submissão deve ser feita via JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=4244). Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).

Submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido, que estiverem fora do escopo do simpósio ou que foram enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou revista) serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do Comitê de Programa. 

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do SBSC 2023 na SBC OpenLib.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com os Coordenadores do Comitê de Programa através dos emails Ana.Chaves@nau.edu e prof.denise.filippo@gmail.com.

Datas importantes

Data de submissão: 13/01/2023, era 09/01/2023

Divulgação do resultado aos autores: 07/03/2023, era 07/02/2023

Submissão do camera ready: 20/03/2023, era 28/02/2023

SBSC 2023:  22 a 24/05/2023