Realização

Chamada de trabalhos

A trilha de Apresentação de Artigos Internacionais do SBSC 2023 tem como objetivo dar espaço para os artigos publicados em periódicos/conferências internacionais sobre Sistemas Colaborativos (SC) na nossa conferência brasileira sobre o tema.

Dessa forma, a trilha abre um espaço para quem tem interesse em divulgar seu trabalho publicado em periódicos/conferências internacionais e deseja se integrar à comunidade brasileira de Sistemas Colaborativos, ampliando a visibilidade para todos que atuam na área, seja dentro ou fora do Brasil.

Critérios de seleção

  • Trabalhos aceitos/publicados nos anos de 2021 a 2023;
  • Relevância da contribuição do trabalho para a comunidade brasileira de SC;
  • Trabalhos que tenham sido aceitos/publicados em periódicos e revistas internacionais (ex.: CSCW, JCSCW, TOCHI, TACCESS, Interactions, Interacting with Computers, Behaviour & Information Technology, International Journal of Human-Computer Studies, International Journal of Human-Computer Interaction, UAIS, International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, etc) e que não tenham tido a oportunidade de serem apresentados para a comunidade brasileira de SC;
  • Trabalhos que tenham sido aceitos/publicados em conferências internacionais de alta qualidade (por ex., CHI, CSCW, ECSCW, CSCWD, GROUP, IMX, Interact, IUI, DIS, ASSETS, W4A, CHI PLAY, International Conference on Computer Supported Collaborative Learning, etc) e que sejam relevantes para a comunidade brasileira de SC.

 

A seleção será feita por um comitê que avaliará cada submissão considerando os critérios apresentados. Como resultado dessa avaliação, as pessoas autoras devem esperar um breve posicionamento do comitê, clarificando o resultado do processo.

Submissão

  1. Título: Pode ser o mesmo do trabalho aceito/publicado;
  2. Resumo: Pode ser o mesmo do trabalho aceito/publicado;
  3. Local de publicação: Referência completa formato SBC;
  4. Por que gostaria de apresentar este trabalho para a comunidade de SC?
  5. Algum trabalho relacionado a este projeto já foi publicado em eventos brasileiros? Se sim, especifique. Esta informação não será utilizada para desclassificação, mas sim para identificar trabalhos/projetos que a foram apresentados em estágios iniciais, mas que sua continuidade não foi vista pela comunidade brasileira.

 

Um documento contendo os itens descritos acima deve ser submetido eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS. Além deste documento, o artigo original também deve ser anexado, facilitando o acesso para as pessoas revisoras. Vale ressaltar que tanto o documento inicial com as informações, bem como o artigo original, não serão utilizados para a produção dos anais. 

 

Importante: As pessoas autoras são responsáveis por garantir que a submissão não infringe copyright do trabalho aceito/publicado.

Versão final

  • Após o aceite, as pessoas autoras deverão submeter um resumo expandido de até 4 páginas seguindo o mesmo modelo adotado na trilha Artigos de Pesquisa;
  • Considerando que o foco é dar visibilidade de trabalhos para a comunidade brasileira, resumos expandidos aceitos deverão estar em português;
  • Se as pessoas autoras julgarem apropriado, o resumo expandido pode apresentar novos resultados do projeto.

Os resumos expandidos serão publicados nos anais do SBSC 2023 na SBC OpenLib.

Apresentação

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o SBSC 2023 em uma sessão abordando tópicos relacionados. Dessa forma, será dada ênfase para a integração de trabalhos publicados em periódicos/conferências internacionais com os demais trabalhos da comunidade brasileira de SC.

Comitê de Programa

Em breve

Coordenação

André Pimenta Freire (UFLA) – apfreire@dcc.ufla.br

Isabela Gasparini (UDESC) – isabela.gasparini@udesc.br

Datas importantes

Data de submissão: 06/03/2023, era 27/02/2023

Divulgação do resultado aos autores: 17/03/2023, era 10/03/2023

Submissão do camera ready: 27/03/2023, era 20/03/2023

SBSC 2023:  22 a 24/05/2023