Realização

Objetivos

Esta chamada tem por objetivo proporcionar um espaço para a submissão de propostas de minicursos para os participantes do SBSC 2023, visando a realização de atividades teórico/práticas em tópico de interesse da comunidade de Sistemas Colaborativos. Os minicursos são oportunidades para os participantes terem contato com tecnologias, métodos, processos ou materiais vinculados à pesquisa e à prática em Sistemas Colaborativos.

Público-alvo

O público-alvo do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos e, portanto, dos minicursos, envolve pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e graduação e profissionais da área que tenham interesse em participar de atividades relacionadas ao tópico.

Duração

A duração do minicurso deve ser prevista para 4 (quatro) horas, em duas etapas e com um intervalo de 1.5 horas entre elas. Os minicursos podem ser apresentados em português ou inglês e devem mencionar o idioma na submissão da proposta. Os minicursos deverão ser ministrados necessariamente na modalidade presencial, não sendo aceitos minicursos no formato online ou híbrido. Os participantes que se inscreverem no evento poderão optar por participar do minicurso no ato da inscrição.

Materiais de leitura

Caso haja necessidade de realização de leituras prévias para entendimento do tópico do minicurso pelos participantes, os/as autores/as com propostas aceitas deverão indicar um local na Internet com materiais para leitura.

Formato de submissão

A proposta de minicurso deve se limitar a 3 páginas, com possibilidade de mais uma para referências, seguindo o formato de submissão de artigos da Sociedade Brasileira de Computação (disponível em  modelo de artigos da SBC).

A proposta de minicurso deve apresentar explicitamente o nome dos/as autores/as e filiação (não anônima) e também contemplar os seguintes tópicos:

  • Título, autores/as e filiação
  • Tipo de minicurso: teórico, prático ou teórico-prático
  • Idioma de realização do minicurso: português ou inglês
  • Contextualização do tópico
  • Justificativa da importância da temática em questão
  • Formato do minicurso: organização cronológica das atividades, indicando duração prevista para apresentação, para realização de atividades práticas e para discussões
  • Público-alvo, apresentando limitação de participantes, se necessário
  • Pré-requisitos para participação, incluindo leituras obrigatórias prévias pelos participantes e equipamentos (computador, software), se necessário
  • Infraestrutura necessária, incluindo materiais específicos para realização do minicurso (projetor, flipchart, caneta, papel, etc)
  • Mini currículo dos/as autores/as para divulgação
  • Referências bibliográficas

Processo de seleção

A equipe de organização do evento fará a análise dos minicursos submetidos de acordo com os seguintes critérios:

  • Relação do tópico do minicurso com a comunidade de Sistemas Colaborativos
  • Clareza dos objetivos e justificativa para realização do minicurso
  • Clareza na organização cronológica das atividades propostas
  • Qualidade de escrita da proposta de minicurso

Minicursos selecionados

Os/as autores/as dos minicursos selecionados deverão se inscrever no SBSC 2023 e  serão convidados a estender a submissão de proposta de minicurso como um resumo expandido de até 4 páginas para ser incluído nos anais da conferência.

Os resumos expandidos serão publicados nos anais do SBSC 2023 na SBC OpenLib.

Processo de seleção

As submissões de propostas de minicurso devem atender  ao modelo de artigos da SBC em formato PDF, e devem ser realizadas via JEMS

(https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=4244).

Em caso de dúvidas, entre em contato com os Coordenadores da Chamada de Minicursos Jean Rosa (jean.rosa@iti.larsys.pt) ou Rafael Parizi (rafael.parizi@iffarroupilha.edu.br).

Datas importantes

Data de submissão: 03/02/2023

Divulgação do resultado aos autores: 17/02/2023

Submissão do resumo expandido: 20/03/2023

SBSC 2023:  22 a 24/05/2023