Realização

XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos

22 a 24 de maio de 2023

Certificados do Evento Disponíveis!

Promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (CESC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas.

O evento sempre teve como objetivo central promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Alguns exemplos atuais dessas tecnologias incluem: Redes Sociais, Editores Cooperativos, Ambientes de Desenvolvimento Distribuído de Software, Wikis, Sistemas de Compartilhamento de Arquivos, Sistemas de Gestão de Conhecimento, Mundos Virtuais e Ferramentas de Comunicação.

Com a popularização de mecanismos de colaboração via Web e popularização da internet, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos, envolvendo aspectos sociais e técnicos, sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento, o uso e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.

Além disso, a discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. Além disso, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação.

Assim, o SBSC 2023 se apresenta como um espaço para discutir questões relacionadas a este tema, onde o foco é a troca entre os participantes, a discussão cruzada e o crescimento da comunidade a partir de novos relacionamentos entre os participantes.

O SBSC é um evento da Sociedade Brasileira de Computação​

A SBC, Sociedade Brasileira de Computação, é uma Sociedade Científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil.

A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, contribuindo para a formação do profissional da Computação com responsabilidade social. Para a organização e divulgação de atividades, ações e eventos científicos, técnicos, educacionais e políticos, a SBC mantém uma estrutura de três tipos de Grupos Temáticos (GT), que são as Grandes Áreas (GA), as Comissões Especiais (CE) e os Grupos de Interesses (GI). Estes grupos reúnem associados com interesses comuns numa subárea da computação.

Você está acessando um site da CESC, Comissão Especial (CE) de Sistemas Colaborativos (SC) da SBC, que representa um grupo de associados da SBC que compartilham dos interesses e valores nesta determinada área da Computação.

Realização

Organização

Patrocínio

cgi-nic_vetor_cor-1-01

Apoio