SBSC 2024

Realização

Chamada de Trabalhos

O Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Sistemas Colaborativos é uma iniciativa da Comissão Especial de Sistemas Colaborativos (CESC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que tem como objetivo selecionar e premiar até as três melhores teses de doutorado, as três melhores dissertações de mestrado e os três melhores trabalhos de conclusão de curso de graduação da área de Sistemas Colaborativos concluídos (i.e., defendidos e aprovados) no ano de 2023.

Processo de Avaliação

A avaliação será conduzida em duas fases, conforme segue:

Fase 1

Para essa fase, os autores devem submeter o seu trabalho completo original (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou TCC) acompanhado de um artigo resumo de seu trabalho cujo conteúdo não precisa ser original. Nesta fase, os artigos resumo e os trabalhos completos passarão por um processo de avaliação e seleção dos melhores trabalhos em cada categoria. O trabalho completo e o artigo resumo serão avaliados por pelo menos três especialistas. Os resultados da avaliação serão divulgados aos autores.

Submissão

Enviar o trabalho completo original, documento de conclusão do curso e artigo resumo em formato da SBC.

Seleção

O trabalho completo e artigo resumo serão avaliados por 3 especialistas para escolha dos finalistas.

Fase 2

A Fase 2 ocorrerá durante o evento, quando o autor dos trabalhos aprovados na fase anterior deverá fazer uma apresentação oral do trabalho, em um tempo estipulado pela organização do evento, para uma banca, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor.

Ao final dessa fase, a comissão organizadora do concurso coordenará internamente a consolidação das duas fases e eventual discussão, envolvendo os integrantes do Comitê de Programa e os membros das Bancas de Avaliação da Fase 2, para determinar os trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será realizado na sessão de premiação prevista na programação do simpósio.

A comissão se reserva ao direito de indicar para premiação apenas os trabalhos que considerar adequados, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Apresentação

Apresentação oral durante o evento para banca avaliadora em tempo a ser definido.

Premiação

A Sessão de premiação será presencial durante a programação do evento

Certificados de Premiação

Os trabalhos premiados entre os finalistas receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa”, nos quais constará apenas a categoria.

Submissão de Trabalhos

Cada trabalho submetido deverá conter os seguintes arquivos enviados no sistema JEMS, todos em formato PDF:

  • Texto Completo

    Texto completo (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou TCC) em seu formato original, em português ou inglês.

  • Comprovante de Conclusão

    Diploma, declaração (carta) de conclusão do curso, ou ata de defesa do trabalho, constando: nome do candidato e nome do orientador; instituição e curso; título do trabalho; data de defesa e resultado (aprovação).

  • Artigo Resumo no Formato da SBC

    Artigo resumo do trabalho, no formato SBC, em português ou inglês, com no mínimo 6 e no máximo 10 páginas (excluindo referências) para teses e dissertações e no mínimo 4 e no máximo 6 páginas (excluindo referências) para TCCs, no modelo da SBC para publicação de artigos.

  • Conteúdo do Artigo Resumo

    Os artigos devem incluir: visão geral do tema, definição dos objetivos e relevância da pesquisa; estado da arte/prática (trabalhos relacionados); métodos científicos empregados; descrição e discussão dos resultados obtidos; produtos científicos ou técnicos derivados da pesquisa; e a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

Tópicos de Pesquisa

Neste contexto, convidamos os pesquisadores a submeter artigos ao SBSC 2024 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):

  • Investigações empíricas

    achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais.

  • Práticas sociais e colaborativas

    caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais.

  • Ultrapassando Barreiras

    estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.

  • Mineração e Modelagem

    estudos, análises, algoritmos e infraestrutura para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.

  • Teorias e modelos

    estudos, análises, algoritmos e infraestrutura para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.

  • Metodologias e Ferramentas

    novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização.

  • Projeto de Sistemas

    hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais.

  • Computação social e de multidão (crowd computing)

    estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação.

  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos

    inclui-se aqui sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, colaboração global, economia criativa e outros domínios.

  • Sistemas Colaborativos e computação social para grupos que demandam atenção especial e minorias

    estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para comunidades de usuários idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, de baixa renda e/ou que sofram discriminação, como étnica, de gênero e religiosa, entre outros;

  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes

    Internet das Coisas; Metaverso, tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, interfaces conversacionais, entre outros.

  • Ética, privacidade, segurança e implicações

    Análise das implicações dos sistemas sócio-tecnológicos e dos algoritmos que os moldam.

Coordenação

Ana Paula Chaves Steinmacher, Northern Arizona University –  ana.chaves@nau.edu

Renata Araujo, Universidade Presbiteriana Mackenzie – renata.araujo@mackenzie.br

Em caso de dúvidas, entre em contato direto com as Coordenadoras da trilha.

Comitê de Programa

Adriana Vivacqua – UFRJ
Aline Paes – UFF
Ana Oram – UFAM
Ana Paula Steinmacher – NAU
Bianca Trinkenreich – NAU
Bruno Gadelha – NAU
Caroline Santos – UFVJM
Cristiano Maciel – UFMT
Daniel Schneider – UFRJ
Jean Rosa – ITI/LarSyS
José Maria David – UFJF
Juliana França – UFRJ
Pablo Florentino – IFBA
Renata Araujo – Mackenzie
Tadeu Classe – UNIRIO
Walter Nakamura – UTFP
Williamson Silva – UFPAMPA

Datas Importantes

Fase 1

Registo da submissão no JEMS: 12/01/2023

Submissão do artigo e trabalho completo: 12/01/2024

Divulgação dos resultados: 26/02/2024

Camera-ready: 08/03/2024

Fase 2

Apresentação oral: Data a ser definida
Sessão de premiação: Data a ser definida

Submissão de Artigos