SBSC 2024

Realização

Chamada de Trabalhos

A trilha Colaboração na Prática está estreando e faz parte do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2024) e busca estabelecer pontes por meio de visões obtidas pelos diversos setores que integram a indústria, governo, universidade e sociedade. 

O SBSC quer integrar um público diversificado de profissionais, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas. Alguns exemplos atuais dessas tecnologias incluem redes sociais, ambientes dispersos de desenvolvimento de software, coordenação e comunicação de times híbridos, mundos virtuais, plataformas de trabalho colaborativo (e.g. editores cooperativos, sistemas de compartilhamento de arquivos, ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, etc.). Com o avanço das conexões e das transformações digitais cresce ainda mais a importância de estudar e compartilhar os impactos técnicos e sociais do uso de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.

A partir da exposição de relatos do tipo Desafio & Solução e de Problemas em Aberto, esperamos com esta trilha, proporcionar o compartilhamento de vivências e apresentar o conhecimento de Sistemas Colaborativos (SC) na prática entre profissionais da indústria, pessoas empreendedoras, startups, ONGs, projetos de parcerias da universidade com pesquisadores da indústria, profissionais de pesquisa e docência, estudantes de graduação e pós-graduação e, demais interessados em apresentar as suas experiências.

Tipos de Submissões

As submissões devem ser produzidas, em português ou inglês, por profissionais liberais ou vinculados a empresa, startups, pesquisadores, professores, estudantes de todos os níveis, projetos de parceria da Universidade com a Indústria, dentre outros e devem relatar experiências reais relevantes para a área de Sistemas Colaborativos, de sucesso ou mesmo de insucesso.

Desafio & Solução

entende-se por desafio as adversidades e crises vivenciadas no cotidiano da organização com impactos e implicações para o seu contexto geral e/ou específico, bem como para os públicos envolvidos. Por solução, compreende-se a indicação dos procedimentos adotados na resolução e execução de uma solução diante de tal desafio, e a indicação de como essa solução pode ser replicada em outros cenários. 

Problemas em Aberto

referem-se a questões, desafios ou incertezas não resolvidos que persistem em um contexto específico ou em diferentes domínios. Estes problemas podem representar lacunas ou fronteiras do conhecimento atual que ainda não foram totalmente compreendidos e abordados de maneira satisfatória e, dessa forma, nos motivam a buscar respostas inovadoras, explorar novas metodologias ou desenvolver teorias mais abrangentes.

Ao final dessa fase, a comissão organizadora do concurso coordenará internamente a consolidação das duas fases e eventual discussão, envolvendo os integrantes do Comitê de Programa e os membros das Bancas de Avaliação da Fase 2, para determinar os trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será realizado na sessão de premiação prevista na programação do simpósio.

A comissão se reserva ao direito de indicar para premiação apenas os trabalhos que considerar adequados, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.

Submissão de Trabalhos

Os materiais para submissão (Desafio & Solução e/ou Problemas em Aberto) serão realizados por meio de duas etapas:

  • Etapa 1 - Envio do RESUMO

    deve ser preenchido até o dia 19 de janeiro o formulário do Link abaixo, contendo informações dos autores e resumo do trabalho.

  • Conteúdo do Artigo Resumo

    Os artigos estendidos devem ter: Título, autores, email, nome da empresa (exceto para profissionais liberais), descrição do problema em aberto (e da solução/abordagem adotada, caso exista), descrição do desafio e solução Resultados, conclusões e lições aprendidas. Além da minibiografia das pessoas autoras e anexos (esquemas, gráficos, links de notícias, infográficos, etc.). Veja a seguir, um esquema dos tópicos que seu artigo deve conter:

Desafio & Solução

Título
Nome(s) do(s) Autor(es)
Telefone
E-mail(s)
Nome da Instituição/Empresa (exceto para profissionais liberais)
Minibiografia da(s) pessoa(s) autora(s)

Quem sou?
Apresentar a instituição/empresa e o cenário onde surgiu o desafio. É possível apresentar dados e informações que auxiliem na contextualização da instituição/empresa.

Qual o meu/nosso desafio?
Descrever o desafio e suas implicações para o contexto geral ou específico da instituição/empresa e para os públicos envolvidos.


Qual a nossa/ minha solução?
Apresentar a solução encontrada e como a mesma pode ser aplicada em outros cenários.

Referências utilizadas
Anexos
Autores podem fazer uso e incluir outros artefatos no seu documento para enriquecer a descrição do relato de seu problema incluindo mas não limitado: imagens, esquemas, gráficos, infográficos, etc.

Problemas em Aberto

Título
Nome pessoa(s) autora(s)
Telefone
Email(s)
Nome da Instituição/Empresa (exceto para profissionais liberais)
Minibiografia da(s) pessoa(s) autora(s)

Quem sou?
Apresentar a instituição/empresa e o cenário onde surgiu o problema. É possível apresentar dados e informações que auxiliem na contextualização da instituição/empresa.

Qual o meu/nosso problema?
Descrever o problema e suas implicações para o contexto geral ou específico da instituição/empresa e para os públicos envolvidos. Possíveis soluções ou abordagens adotadas até o momento para o problema reportado.

Referências utilizadas
Anexos
Autoras(es) podem fazer uso e incluir outros artefatos no seu documento para enriquecer a descrição do relato incluindo mas, não limitado a imagens, esquemas, gráficos, links de notícias, infográficos, etc.)

  • Envio do Artigo Resumo pelo Sistema JEMS

    Espera-se na submissão da Etapa 2, um resumo estendido (em .pdf) de no mínimo duas páginas e máximo três, para publicação do trabalho, refletindo o conteúdo abaixo (similar ao que foi enviado no resumo). O artigo deverá ser submetido através do sistema JEMS, pelo link divulgado em breve.

Critérios de Aprovação

As submissões serão avaliadas por três membros do comitê do programa, sendo considerada a clareza da exposição dos desafio e solução e dos problemas em aberto, lições aprendidas, bem como a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.

Esperamos, com esta trilha, proporcionar o compartilhamento de vivências entre  profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, interessado (a/s) em apresentar o conhecimento de Sistemas Colaborativos (SC) na prática, estabelecendo relações de cooperação entre a comunidade acadêmica e as comunidades de profissionais.

Apresentação no Simpósio

Ao menos uma das pessoas autoras do(s) trabalho(s) aceito(s) deve se inscrever no SBSC 2024  e apresentar oralmente durante o Simpósio. A apresentação dos trabalhos será integrada com uma dinâmica de colaboração com a audiência do evento e participantes da trilha.

Tópicos de Pesquisa

Sistemas Colaborativos referem-se a tecnologias e ferramentas que facilitam a colaboração entre indivíduos, grupos de pessoas ou organizações. Tais sistemas visam melhorar a comunicação, cooperação, permitindo que usuários compartilhem informações, coordenem tarefas e trabalhem juntos, mesmo que estejam fisicamente distantes. As tecnologias colaborativas envolvem conhecimentos multidisciplinares (e.g. Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística, etc.) e podem se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação.

Neste contexto, convidamos a comunidade acadêmica e da indústria de software a submeter artigos ao SBSC 2024 nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):

  • Sistemas Colaborativos relacionados a Administração pública e Gestão Social

    achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais na administração pública ou gestão social.

  • Pesquisa Aplicada entre Academia e Indústria

    Temas relacionados a Residência de Software, Lei de Informática, entre outros.

  • Desafios em parcerias de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)

    Desafios e estratégias de cooperação para parcerias em atividades de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) entre indústria e academia

  • Metodologias e Ferramentas Colaborativas para soceidade, ensino e organizações

    Metodologias e Ferramentas ou combinações de abordagens e novas ferramentas colaborativas utilizadas nos diversos setores da sociedade, ensino e organizações

  • Práticas profissionais com ferramentas colaborativas do dia-a-dia

    Práticas profissionais que utilizam métodos e ferramentas colaborativas no dia-a-dia e com seus colaboradores em ambientes híbridos e remotos endereçando aspectos de coordenação, comunicação e colaboração distribuída

  • Novos aspectos de Colaboração

    Espaços sociais online, assistentes digitais, aplicações criativas, eventos híbridos, entre outros

  • Sistemas Colaborativos para coordenação em atividades

    Uso de Sistemas Colaborativos para coordenação em atividades de Desenvolvimento de Software e Gestão de Projetos de Produtos Digitais que operam no modelo de times remotos e híbridos

  • Inteligência artificial

    Inteligência artificial no contexto de Sistemas Colaborativos

Coordenação

Leandro Andrade – UFBA (leandrojsa@ufba.br)
Leticia Machado – UFRGS (leticia.machado@inf.ufrgs.br)
Marcela Silva – Unipampa (marcelasilva@unipampa.edu.br)
Marcia Lucena – UFRN (marciaj@dimap.ufrn.br )

Em caso de dúvidas, entre em contato direto com as Coordenadoras da trilha.

Comitê de Programa

Bernardo Estácio – Cazoo/UK
Caroline Patatt – Universidade da Beira Interior/Portugal
Daniela Schmidt – Universidade de Évora/Portugal
Erika Cota – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fabio Fernandes – Universidade Federal de Santa Maria
Graziela Pereira – Thoughtworks
Isabel Nunes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
José Maria David – Universidade Federal de Juiz de Fora
Karina Kohl – UBER
Kellyne Marques Santos – Petrobras
Maria Souza – UFBA
Thiago Mendes – IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Datas Importantes

Prazo de submissão resumo via formulário: 19/02/2024, era 26/01/2024
Notificação aos autores da 1ª etapa: 23/02/2024
Prazo de submissão resumo estendido via JEMS: 03/03/2024

Notificação aos autores da 2ª etapa: 11/03/24

Envio da versão final dos trabalhos aceitos: 15/03/2024

Data do evento: 29 de abril à 3 maio

Etapa 1 - Envio do Resumo

Etapa 2 - Submissão de Artigos