SBSC 2024

Realização

Chamada de Trabalhos

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2024 acontece em um momento em que nos damos conta de que é necessário colaborar para avançar. Grandes questões só se resolverão com a ação conjunta de diversos atores, com interesses e objetivos próprios, mas que anseiam por um desfecho comum. 

O tema deste ano, “Colaboração e Sociedade no Agora” ressalta a importância dos diferentes atores da sociedade trabalharem em conjunto em prol de objetivos maiores que vão além de interesses pessoais. Tecnologias que apoiem a colaboração remota, presencial ou híbrida se tornam peças-chave para a interconexão entre as partes e resolução de problemas em prol de um presente e um futuro melhores. Neste contexto, estudos teóricos e empíricos sobre tecnologias colaborativas e seus impactos na sociedade tornam-se ainda mais importantes. 

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, interessados em temas relacionados à colaboração, incluindo a realização de atividades de forma coordenada e cooperada para alcançar metas compartilhadas, através da partilha de recursos, conhecimentos e experiências. O SBSC também busca discutir as relações de colaboração em equipes de desenvolvimento de software para o desenvolvimento e/ou uso de tecnologias colaborativas, tais como ferramentas de comunicação e videoconferência, redes sociais e blogs, ambientes de aprendizado online e colaborativo, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, ferramentas de inteligência coletiva e sistemas de gestão de conhecimento.

Em 2024, o XIX SBSC acontecerá de forma presencial, em Salvador, Bahia. A organização do SBSC está planejando um evento que tem como pontos principais a interação e a colaboração face a face.

Artigos de Pesquisa

O objetivo desta trilha é discutir os resultados alcançados por pesquisas que apresentem contribuições significativas para o estado da arte em Sistemas Colaborativos. Através dessa discussão espera-se contribuir para a divulgação da pesquisa visando o fortalecimento da área de Sistemas Colaborativos no Brasil e fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir dos resultados relatados.

Nesta trilha são esperadas submissões de artigos com no máximo 12 páginas (excluindo as referências). Não há limite mínimo de páginas, devendo o tamanho do artigo ser dimensionado conforme seu estágio de desenvolvimento e potencial de sua contribuição. Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema investigado, bem como objetivos, solução proposta, metodologia, fundamentação teórica e trabalhos relacionados, avaliação dos resultados e conclusões.

Objetivo

Discutir os resultados significativos alcançados por pesquisas científicas.

Páginas

Máximo de 12 páginas, excluindo as referências, sem limite mínimo de páginas.

Estrutura

Contexto, problema, objetivos, solução, metodologia, fundamentação e trabalhos relacionados, resultados e conclusões.

Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

O objetivo desta trilha é promover discussões sobre descobertas e abordagens recentes que apresentem perspectivas promissoras e inovadoras na área de Sistemas Colaborativos. Através dessa trilha, busca-se criar um espaço para disseminação de ideias emergentes e resultados iniciais que possam contribuir com o fortalecimento da base de conhecimento e inspirar novas pesquisas dentro do campo de Sistemas Colaborativos.

Nesta trilha, encorajamos submissões de artigos com uma extensão de 4 a 8 páginas (excluindo as referências). Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema investigado, bem como objetivos, o estágio de desenvolvimento e o potencial de contribuição da pesquisa.

Objetivo

Discutir descobertas promissoras e inovadoras na área.

Páginas

4 a 8 páginas, excluindo as referências.

Estrutura

contexto, problema, objetivos, estágio da pesquisa e o potencial de contribuição.

Trilha de Reflexões e Provocações

Esta trilha tem como objetivo estimular discussões profundas e reflexões substanciais sobre tópicos de interesse em Sistemas Colaborativos. Encorajamos a submissão de artigos que desafiem ideias convencionais, inspirem novas perspectivas e estimulem o diálogo durante o evento. A trilha busca explorar questões de relevância crítica, promovendo uma análise aprofundada e incitando o pensamento criativo para fomentar pesquisas e práticas em sistemas colaborativos. 

Nesta trilha, encorajamos submissões de artigos com uma extensão de 4 a 8 páginas (excluindo as referências). O formato de submissão deve contemplar o tema de reflexão ou de discussão e apresentar as oportunidades e perspectivas para o diálogo e as discussões durante a conferência.

Objetivo

Estimular discussões profundas e reflexões de interesse da área.

Páginas

4 a 8 páginas, excluindo as referências.

Estrutura

Tema de reflexão, oportunidades e perspectivas de diálogo e discussões.

Submissão de Trabalhos

  • Escreva o seu artigo no Formato de Artigo da SBC

    Para todas as trilhas, os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC em formato PDF.

  • Mantenha o Artigo Anônimo para Revisão as cegas

    Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).

  • Envie o seu artigo através do Sistema JEMS

    A submissão de artigos deve ser feita via o sistema de publicação JEMS da SBC no link abaixo.

  • Processo de Revisão

    Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos dois membros do Comitê de Programa.

  • Exclusão de artigos

    Submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido, que estiverem fora do escopo do simpósio ou que estejam em processo de revisão ou tenham sido publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou revista) serão rejeitadas sem revisão.

  • Seguir o código de conduta para autores e publicações da SBC

    Todos os autores de trabalhos devem se comprometer a seguir o atual código de conduta para autores e publicações da SBC, disponível no site da SBC.

  • Publicação dos Artigos Aceitos

    Os artigos aceitos serão publicados nos anais do SBSC 2024 na SBC OpenLib.

Tópicos de Pesquisa

Neste contexto, convidamos os pesquisadores a submeter artigos ao SBSC 2024 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):

  • Investigações empíricas

    achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais.

  • Práticas sociais e colaborativas

    caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais.

  • Ultrapassando Barreiras

    estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.

  • Mineração e Modelagem

    estudos, análises, algoritmos e infraestrutura para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.

  • Teorias e modelos

    estudos, análises, algoritmos e infraestrutura para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.

  • Metodologias e Ferramentas

    novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização.

  • Projeto de Sistemas

    hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais.

  • Computação social e de multidão (crowd computing)

    estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação.

  • Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos

    inclui-se aqui sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, colaboração global, economia criativa e outros domínios.

  • Sistemas Colaborativos e computação social para grupos que demandam atenção especial e minorias

    estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para comunidades de usuários idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, de baixa renda e/ou que sofram discriminação, como étnica, de gênero e religiosa, entre outros;

  • Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes

    Internet das Coisas; Metaverso, tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, interfaces conversacionais, entre outros.

  • Ética, privacidade, segurança e implicações

    Análise das implicações dos sistemas sócio-tecnológicos e dos algoritmos que os moldam.

Coordenação

Adriana S Vivacqua – UFRJ

Rafael Parizi – IFFarroupilha

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com os Coordenadores do Comitê de Programa através do e-mail: sbsc2024-programa@ufba.br

Datas Importantes

Data limite de submissão: 13/11/2023, era 06/11/2023

Notificação dos resultados: 28/12/2023, era 18/12/2023

Envio da versão final: 25/01/2024, era 29/12/2023

Submissão de Artigos