Chamada de Trabalhos
A trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes visa promover discussões sobre descobertas e abordagens recentes que apresentem perspectivas promissoras e inovadoras na área de Sistemas Colaborativos. Através dessa trilha, busca-se criar um espaço para disseminação de ideias emergentes e resultados iniciais que possam contribuir com o fortalecimento da base de conhecimento e inspirar novas pesquisas dentro do campo de Sistemas Colaborativos. Assim, os trabalhos submetidos a esta trilha, não requerem uma forte avaliação, mas resultados preliminares que forneçam suporte inicial para a viabilidade das ideias propostas. O objetivo final é a apresentação de resultados e perspectivas de pesquisas pioneiras que discorram ideias voltadas para o futuro da área, assim como reflexões provocativas que podem nos ajudar a olhar para as atuais direções de pesquisa sob uma nova luz, atentando para novas direções para pesquisas futuras.
Objetivos
Esta trilha proporciona um espaço para a apresentação e o compartilhamento de pesquisas emergentes, técnicas promissoras e perspectivas que desafiem o estado-da-arte (ou status quo) em Sistemas Colaborativos. A trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes é voltada para artigos que apresentem resultados ainda não totalmente consolidados.
Importante: a trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes NÃO é adequada para os trabalhos que ainda estão em fase de planejamento de pesquisa. Para estes casos, a trilha indicada é a de Desenho de Pesquisa.
Assim, convidamos submissões que atendam aos seguintes objetivos:
-
Apresentação de ideias inovadoras
Submissões que busquem aumentar a conscientização sobre ideias emergentes e relevantes, que possam expandir e redefinir temas pertinentes aos Sistemas Colaborativos.
-
Discussão de resultados emergentes
Trabalhos que apresentem resultados preliminares de pesquisas em andamento, indicando os avanços alcançados e as próximas etapas a serem exploradas.
Os artigos devem apresentar contribuições originais, que não tenham sido publicadas previamente e que não estejam submetidas à avaliação de outras conferências ou periódicos.
Formato de Submissão
Nesta trilha, encorajamos submissões de artigos com uma extensão de 4 a 8 páginas (excluindo as referências). Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema investigado, bem como objetivos, o estágio de desenvolvimento, resultados preliminares e o potencial de contribuição da pesquisa.
Objetivo
Discutir descobertas promissoras e inovadoras na área de Sistemas Colaborativos.
Páginas
4 a 8 páginas, excluindo as referências
Estrutura
Contexto, problema, objetivos, estágio da pesquisa e o potencial de contribuição da pesquisa para o avanço da área de Sistemas Colaborativos.
Instruções para Submissão
Os trabalhos devem ser submetidos através do JEMS, sistema de submissão online da SBC <Link em Breve>. Todas as submissões devem seguir o formato especificado de publicação da SBC. Trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês.
-
Escreva o seu artigo no Formato de Artigo da SBC
Os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC em formato PDF.
-
Mantenha o Artigo Anônimo para Revisão às cegas
Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).
-
Envie o seu artigo através do Sistema JEMS
A submissão de artigos deve ser feita via o sistema de publicação JEMS da SBC no link abaixo.
-
Seguir o código de conduta para autores e publicações da SBC
Todos os autores de trabalhos devem se comprometer a seguir o atual código de conduta para autores e publicações da SBC, disponível no site da SBC.
-
Publicação dos Artigos Aceitos
Os artigos aceitos serão publicados nos anais do SBSC 2025 na SBC OpenLib.
Coordenação
Márcia Sampaio Lima (UEA)
Rafael Parizi (IFFar)
Datas Importantes
Prazo para submissão de todas as trilhas: 10 de fevereiro
Notificação de aceitação: 24 de março
Submissão final: 7 de abril
Datas do evento: 2 de junho de 2025