Chamada de Trabalhos
Nas práticas extensionistas que buscam promover a interação entre estudantes, professores, pesquisadores, comunidades locais, territórios e organizações externas, a colaboração entre os atores envolvidos é essencial. Nesta edição do SBSC, estamos muito interessados em saber como a colaboração tem sido promovida em iniciativas que buscam estender os conhecimentos e recursos das instituições de ensino e pesquisa para a sociedade, contribuindo para a resolução de problemas reais, fortalecendo parcerias entre academia e sociedade. Nossa proposta é criar um espaço no SBSC para discutir os grandes desafios da colaboração frente aos desafios atuais da sociedade, como é o caso dos impactos das mudanças climáticas nos diversos territórios. Isso a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade e das experiências e práticas da extensão universitária.
Trabalhos Esperados
Convidamos docentes e discentes extensionistas e demais profissionais (setor público ou privado, terceiro setor, empreendedores sociais) que atuam na área a submeter artigos para a Trilha Colaboração Sociedade e Extensão do SBSC 2025. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente trabalhos voltados aos desafios da colaboração na prática extensionista, seja, por exemplo, na adoção de Sistemas Colaborativos nas ações de extensão, na avaliação de experiências de/por usuários e na adoção de conceitos e métodos adotados em Sistemas Colaborativos para ações de extensão universitária.
Os trabalhos não estão restritos somente aos projetos nos quais foram usados ou desenvolvidos sistemas colaborativos: os desafios de colaboração encontrados na execução do projeto também são relevantes como parte dos trabalhos a serem submetidos. Algumas perguntas podem ser norteadoras, mas não limitantes, para as discussões que esperamos:
- Quais ajustes na comunicação entre os diversos atores envolvidos foram necessários para que as ações extensionistas ocorressem naquele território.?
- Nos trabalhos realizados de forma conjunta, como ocorreu a colaboração?
- Na prática extensionista relatada, foi possível ou necessário usar alguma tecnologia para apoiar a colaboração, ainda que essa tecnologia fosse confeccionada e utilizada de forma manual, sem processamento computacional?
- A colaboração foi um desafio na prática extensionista?
- Quais foram as lições aprendidas no que tange à colaboração durante a execução dessa ação extensionista?
- Na submissão, você deve descrever a prática extensionista realizada tendo como referência as diretrizes da Extensão definidas na Política Nacional de Extensão Universitária.
Submissão de Trabalhos
Os trabalhos devem ser submetidos pelo JEMS em formato de artigo completo de 6 a 10 páginas, incluindo as referências, seguindo o modelo de artigos da SBC em formato PDF. As pessoas autoras podem incluir um link, no final do artigo, para sites, materiais imagéticos e/ou audiovisuais que complementem a apresentação da prática extensionista.
Processo de Revisão
O processo de revisão será anônimo. Os artigos submetidos devem ocultar os nomes e afiliação das pessoas autoras. Os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos trabalhos, grupos, projetos e instituições universitárias (revisão às cegas). Em caso de aceitação do artigo, os dados devem ser incluídos na versão final. Cada submissão será revisada por pelo menos dois especialistas.
Todos os autores de trabalhos devem se comprometer a seguir o atual código de conduta para autores e publicações da SBC, disponível na íntegra no site da SBC.
Para aprovação do trabalho, serão considerados os seguintes critérios: aderência à trilha, qualidade do texto, qualidade da apresentação da experiência, fundamentação teórico-metodológica, qualidade das discussões sobre a experiência e formatação. As práticas serão selecionadas para publicação nos anais do SBSC.
Coordenação
Thais Helena Chaves de Castro – UFAM – thais@icomp.ufam.edu.br
Em caso de dúvidas, entre em contato direto com as coordenadoras da trilha.
Datas Importantes
Prazo para submissão de todas as trilhas: 10 de fevereiro
Notificação de aceitação: 24 de março
Submissão final: 7 de abril
Datas do evento: 2 de junho de 2025